topbella

19/02/2010

Projeto Missy - A Cabana

"A graça não depende da existência do sofrimento, mas onde há sofrimento você encontrará a graça de muitas maneiras"
Uau! Terminei o livro com uma sensação estranha de euforia. Foi uma aventura que me apresentou uma visão única e peculiar de Deus e da Trindade e que me fez questionar meu relacionamento com "Papai" e as convenções as quais me prendo tanto.


Vamos ao enredo: Mack Allen resolve acampar com seus o filhos antes da Volta às Aulas, quando a maravilhosa viagem é tragicamente interrompida pelo desaparecimento de sua caçula Missy, de apenas 6 anos de idade. Após uma série de investigações, fortes indícios demonstram que ela fora assassinada por um Matador em Série. Instaura-se a Grande Tristeza na vida de Mack, dessas que todos os pais sentiriam pela fatalidade da perda do filho amado, tristeza essa que os anos não conseguiram amenizar ou apagar.

O relacionamento de Mack com Deus, que já não era tão próximo, passou por uma crise, afinal "Ele" deixou que um monstro tirasse a vida se sua filha amada. Porém, em um dia comum de inverno, Mack recebe um bilhete para que retorne à cabana, assinado por ninguém menos que "Papai" (apelido carinhoso que sua esposa dava a Deus). Mesmo achando que tudo aquilo parecia insano, resolve pegar o jipe de seu amigo Willie (narrador da história) e correr atrás de uma resposta, de qualquer coisa... Ao chegar lá, ocorre uma reviravolta em sua vida e nos aventuramos junto com Mack a compreender seus mistérios pessoais, que na realidade, correspondem a muitas das inquietações que temos no que se refere ao relacionamento entre Deus ( trindade) e a humanidade.
Curiosa com a reação das pessoas em relação a obra, pude ver muitas críticas à questão teológica, o que, pessoalmente, não modificam a beleza e simplicidade da visão do autor.
Gostaria de ler tudo novamente, porque são palavras tão esclarecedoras; muitas das minhas atitudes e maneiras de viver necessitam ser repensadas à luz so que li. As pessoas representadas pela Trindade se assemelham a muitas características de pessoas que eu conheço. Sorte minha!
Fiquei assustada em algumas partes do livro, principalmente no que diz respeito a questão do medo, perdão e do contraste expectativa x prontidão, que são os desafios que mais me aflingem nas relações que estabeleço.
E, acima de tudo, aproveitei para perdoar uma pessoa que me magoou, entregá-la a Deus para que ele possa redimi-la e livra-la do julgamento, sem ao menos esperar que ela reconheça ou qualquer coisa em troca. Foi libertador....

Enfim, o livro é uma verdadeira prece a ser compartilhada!

OBS: Na maior parte da narrativa "Papai" estava na cozinha! O que será que isso significa?

0 comentários: